Dúvidas sobre a possibilidade de cruzar a fronteira entre o Brasil e seus países vizinhos com um carro alugado? Saiba mais sobre como fazer a travessia e sobre a Carta Verde, seguro obrigatório nos países do Mercosul.
Viajar para uma cidade fronteiriça desperta uma vontade: cruzar a fronteira para conhecer o Uruguai – O primeiro país a legalizar a maconha no mundo ou então a Argentina que vem avançando muito no lado medicinal, ou o Chile que tem venda regulada de sementes (para coleção). Mas a pergunta que nossos turistas sempre fazem é: será que eu posso sair do Brasil com um carro alugado?
A resposta é: depende do destino e da locadora, mas para dirigir no Uruguai, Argentina ou Chile recomendamos que faça a sua reserva com retirada e devolução do carro diretamente lá. Vai sair muito mais em conta e vai evitar possíveis tramitações como primeiramente achar uma locadora de carros que tenha essa opção, já que atualmente não encontramos nenhuma que permita a travessia com um carro alugado para países que fazem fronteira com o Brasil
Não adianta só alugar um carro no Brasil e ir, é preciso ficar atento e confirmar com a locadora ou antes de fazer a reserva se a travessia é possível ou não.
Como faço pra saber se posso cruzar a fronteira com o carro alugado?
A maioria das locadoras segue a política de não deixar um carro alugado transitar fora do território nacional. A exceção ocorre nas lojas de atendimento localizadas perto da divisa brasileira com outro país. Lembre-se que a restrição depende não só da locadora, mas também do país!
Quanto a carteira de habilitação, você não precisa se preocupar. A CNH brasileira é válida em todos os países do Mercosul, por isso, você não precisa emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Nós aconselhamos fazer, pois assim você pode aproveitar em suas outras viagens, mas caso você não queira, não tem problema 🙂
Na hora de fechar o contrato, pergunte a locadora sobre a restrição de quilometragem. Algumas empresas são mais rígidas com relação a esta regra e podem estabelecer a travessia até 25 quilômetros após a fronteira ou até o duty free da cidade.
Exigências para atravessar a fronteira
Para fazer a travessia para os países do Mercosul é indispensável ter a Carta Verde. Este documento é um seguro obrigatório para todos que pretendem entrar no território de um país do Mercosul.
Como alguns seguros firmados no Brasil não têm validade no exterior, a carta verde garante a cobertura de acidentes, danos materiais e pessoais e despesas hospitalares a terceiros.
O seguro carta verde tem cobertura de US$ 40 mil (quarenta mil dólares) por danos físicos e suas consequências e US$ 20 mil (vinte mil dólares) por danos materiais. O único benefício ao motorista é o pagamento dos honorários do advogado de defesa e custos processuais.
Como conseguir a Carta Verde
A carta verde pode ser obtida em lotéricas, seguradoras ou através da própria agência de locação de automóveis da cidade fronteiriça. Se você mora em outro estado, não será possível adquirir a carta verde em sua cidade. Para facilitar o processo, deixe para fazer a carta verde somente no destino final, antes de embarcar para o exterior.
Algumas agências de locação oferecem a possibilidade de você solicitar a carta verde diretamente na loja e o preço varia de acordo com a locadora e da quantidade de dias se seguro necessários. Além disso, você também pode adquirir o seguro em lotéricas, postos de atendimento e seguradoras próximos à fronteira.
Os documentos necessários para a emissão da carta são: número da sua carteira de habilitação e um certificado de Propriedade do Veículo. Como você estará com um carro alugado, a locadora entregará um documento que tem a mesma funcionalidade do certificado de propriedade. Por isso, é importante ir primeiro à loja de atendimento para então buscar o seguro carta verde.
Também é preciso informar a cidade de fronteira de saída e retorno, o período de viagem e quais os países serão visitados. A validade da carta verde pode ser de alguns dias ou até um ano e o seu valor varia conforme a duração do seguro.
*Os valores indicados aqui podem mudar sem aviso prévio. Os valores corretos serão passados pela locadora escolhida.
Informando a locadora
Depois que você encontrou o carro ideal no nosso site, faça o cadastro e informe no campo “Informações Adicionais” que você pretende seguir viagem até outro país. Não deixe para avisar depois, pois as locadoras também irão lhe ajudar a conseguir a carta verde e darão boas dicas para você cruzar a fronteira.
Ficou com alguma dúvida? Deixe a sua mensagem!
Quer Encontre o seu carro agora no país de destino!
Nossa ferramenta integrada com o Rentacars.com irá lhe ajudar, seguro e sem complicações!
Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém o WeedTour não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.